Imprimir esta página

Reposição Hidroeletrolítica

Quando há necessidade de reposição hídrica, faz-se o uso de soluções standard, ou seja, combinações e concentrações pré-definidas de água e eletrólitos (ex.: cloreto de sódio) ou carboidratos (ex.: glicose).

 

 

As soluções básicas corrigem o equilíbrio hidroeletrolítico e o balanço ácido-básico, sendo usadas como veículos para vários medicamentos e para terapia de nutrição parenteral.

 

 

A Fresenius Kabi Brasil possui um extenso portifólio de soluções standard, as quais estão apresentadas na tabela a seguir.

 

Produtos

Indicações

Apresentações

Água para injeção

Indicado na diluição ou dissolução de medicamentos compatíveis com a água para injeção.

Frascos Kabipac de 100 mL, 250 mL, 500 mL, 1000 mL

Bicarbonato de sódio

Este medicamento é destinado ao tratamento de uma condição na qual o sangue apresenta um excesso de ácido ou uma falta de base, acarretando frequentemente, uma redução do pH sanguíneo (pH< 7,0). Também é indicado em quadros com necessidade de alcalinização urinária e em manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.

Frasco de vidro de 250 mL

Cloreto de sódio

É indicada para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. A solução também é utilizada como repositora de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.

Frascos Kabipac de 50 mL, 100 mL, 250 mL, 500 mL e 1000 mL; Bolsas Freeflex de 100 mL e 250 mL

Frutose

Este medicamento é indicado em casos de desidratação e reposição calórica nas hipoglicemias leves e moderadas e como veículo de medicamentos, especialmente em pacientes diabéticos. É indicado também em pacientes com insuficiência de carboidratos e na administração conjunta aos aminoácidos, com resultante ação poupadora de proteínas. A frutose pode ser utilizada no tratamento de pacientes intoxicados com álcool etílico de forma aguda, já que apresenta capacidade de acelerar o metabolismo do álcool etílico

Frasco Kabipac de 500 mL

Glicose

As soluções injetáveis de glicose nas concentrações de 5% e 10% são indicadas como fonte de água, calorias e diurese osmótica. As soluções de glicose de 5 a 10% são indicadas em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis.
A solução de glicose 50% é utilizada como um componente calórico no regime de nutrição parenteral, sendo administrado em associação a uma fonte adequada de proteína (nitrogênio) na prevenção da perda de nitrogênio ou no tratamento do balanço nitrogenado negativo. 

Glicose 5%: Frascos Kabipac de 50 mL, 100 mL, 250 mL, 500 mL,1000 mL;  Bolsas Freeflex de 100 mL e 250 mL

Glicose 10%: Frascos Kabipac de 250 mL, 500 mL e 1000 mL

Glicose 50%: Frasco Kabipac de 500 mL

Manitol 20%

A Solução de Manitol é indicada para a promoção da diurese, na prevenção da falência renal aguda durante cirurgias cardiovaculares e/ou após trauma; redução da pressão intracraniana e tratamento do edema cerebral; redução da pressão intra-ocular elevada quando esta não pode reduzida por outros meios; ataque de glaucoma; promoção da excreção urinária de substâncias tóxicas; edema cerebral de origem cardíaca e renal.

Frasco Kabipac e Bolsa de Freeflex de 250 mL

Ringer

É indicado na reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e de íons cloreto, sódio, potássio e cálcio.

Frasco Kabipac de 500 mL

Ringer com lactato

É indicado na reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e de íons cloreto, sódio, potássio e cálcio. Profilaxia e tratamento da acidose metabólica.

Frascos Kabipac de 500 mL e 1000 mL

Solução glicofisiológica

A solução Glicofisiológica é indicada na reidratação, como fonte de energia e como veículo para preparo de outros medicamentos injetáveis compatíveis. 

Frascos Kabipac de 250 mL, 500 mL e 1000 mL

Solução para diálise peritonial

A solução de Diálise Peritoneal com 1,5% de glicose é indicada na diálise peritoneal e na insuficiência renal.

Frasco Kabipac de 1000 mL