Imprimir esta página

Tecnologia de Infusão

Com a evolução das terapêuticas endovenosas, novas drogas, protocolos médicos mais especializados, evolução das técnicas de infusão e a crescente necessidade de assegurar ao paciente e aos profissionais envolvidos no gerenciamento de infusão maior qualidade, evoluiu em paralelo o mercado de bombas de infusão com o desenvolvimento de  equipamentos específicos para cada   necessidade.

As bombas de infusão visam obter precisão nas infusões contínuas intravenosas ou não, diminuindo os problemas das infusões por gravidade, otimizando o tempo da equipe médica e de enfermagem, as resposta à droga e a eficácia das terapias.

A via de acesso para as infusões, na maioria das vezes é única e conseguida com muita dificuldade, sendo importante mantê-la. Geralmente são utilizados veias mais centrais como subclávia ou jugular, podendo ainda   termos cateteres longos inseridos nas veias do braço, ou implantados no subcutâneo e tunelizados a um vaso central. A área de escolha da punção geralmente tem uma relação direta com a necessidade terapêutica e   os volumes a serem infundidos.